Solidariedade e saúde marcam o Dia do Servidor em Itapetinga


9115dsc01369

A tarde do último sábado, 28, começou em clima de solidariedade e saúde em Itapetinga. Muitas pessoas se reuniram no Parque Poliesportivo da Lagoa para participarem da programação preparada pela Uesb, campus Juvino Oliveira, por meio da Coordenação de Recursos Humanos (CRH), Núcleo de Saúde e Bem-Estar (Nusbe) e Serviço Social, em comemoração ao Dia do Servidor.

 “A Uesb está mais uma vez junto à comunidade para confraternizar com os demais servidores, que atuam em outros órgãos, nesse dia em que é comemorado o Dia do Servidor. Isso é uma maneira de estarmos juntos com a comunidade itapetinguense confraternizando e unidos nesse sentindo”, afirmou Luiz Pardo, prefeito de campus.

9543dsc01317

A atividade mais aguardada do evento foi a “Corrida Solidária do Servidor”. Mais de 50 corredores  percorreram 6 km, em uma competição saudável que tinha como principal objetivo arrecadar alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas para o Lar de Idosos Laura Carvalho. Rodrigo Gomes, que já é acostumado a praticar atividades físicas na companhia dos amigos, aproveitou a oportunidade para mais uma vez reuni-los e juntar esporte e solidariedade. “Estamos sempre procurando um meio de praticar esportes, então a corrida nos incentivou nesse fim de semana e, além disso, estamos juntando o útil ao agradável, pois estamos nos exercitando e praticando uma boa ação”, afirmou Gomes.

2390dsc01375

Para garantir a segurança e o bem-estar físico dos atletas, estiveram a postos o Grupo de Resgate Anjos do Asfalto, a Guarda Civil e a Polícia Militar de Itapetinga. Para Alexssandro Oliveira Rosa Silva, que em 21 minutos, após a largada, realizou em primeiro lugar o trajeto da corrida, a organização do evento foi imprescindível para o bom andamento das atividades esportivas. “Tudo foi muito organizado. Foi distribuída água para todo mundo e também teve segurança durante todo o percurso, então estão todos de parabéns e eu espero que continuem a realizar eventos como esse, porque a cidade é carente de atividades assim”, afirmou Silva.

 Gessé Macedo, servidor público do fórum da cidade, que foi um dos primeiros colocados, também elogiou a iniciativa da Universidade. “O esporte tem uma força muito importante. Essa corrida organizada pela Uesb, por exemplo, tem um cunho social e é importante que se faça mais corrida, pois, quanto menos sedentarismo mais saúde as pessoas tem. Então eu só tenho que parabenizar a Uesb”, destacou Macedo.

Outros esportes também foram contemplados ao decorrer do evento como as artes marciais. Para o servidor da Unidade de Informática  (Uinfor), Seidler Carvalho, a ocasião propiciou a desmistificação dos esportes de combate e foi uma forma de incentivar a todos os presentes a praticarem exercícios físicos. “A iniciativa foi interessante e necessária para tirar o pessoal do sedentarismo, além de proporcionar a interação dos servidores com a população e com os alunos da Universidade. E sem contar que a Uesb está facilitando que as pessoas conheçam novos esportes como o jiu jitsu, muay thai, entre outros, e desmistificando algumas coisas, porque aqui tem profissionais que vão poder tirar todas as dúvidas”, pontuou.

Durante a realização do evento, os presentes puderam cuidar da saúde. No stand montado pelo Nusbe em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi possível aferir a pressão e medir a glicemia, além de serem informados sobre métodos de prevenção contra o câncer de mama e doenças sexualmente transmissíveis. “Esse ano, a gente quis fazer uma coisa diferente para divulgar as ações de prevenção ao câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. Para isso, a gente fez essa parceria com a Secretaria de Saúde de Itapetinga. Nós estamos com duas enfermeiras da Unidade de Saúde da Família do município para nos auxiliar e as pessoas que passarem por aqui terão as dúvidas esclarecidas e serão encaminhadas para solicitação de mamografia, entre outras ações”, esclareceu Débora Silva Ribeiro, enfermeira do Nusbe.

 As atividades do Dia do Servidor foram encerradas com apresentações de dança e o master class de zumba com o professor zin Fabio X.

Assessoria de Comunicação da UESB

AVISO: O conteúdo de cada comentário nesta página é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem. Dê sua opinião com responsabilidade!