Se você está pensando em abrir um pequeno mercadinho, deve se preparar para pesquisar bastante sobre o negócio, estudar como administrá-lo e entender as características particulares desse tipo de estabelecimento.
Neste artigo, vamos mostrar o que você deve fazer para abrir um mercadinho. Vamos lá?
5 dicas para abrir um mercadinho
1. Escolha o local ideal
Bairros residenciais são pontos ideais para abrir um mercadinho. Isso porque a proximidade com as residências dos moradores propicia as vendas de itens específicos ou até mesmo de pequenas compras.
Os consumidores costumam fazer compras do mês nos grandes supermercados e voltam com mais frequência aos mercadinhos próximas de casa.
Quando for escolher o local para abrir seu negócio, pesquise se há outros estabelecimentos do ramo nas proximidades e em qual local os moradores mais compram suas mercadorias atualmente.
Além de buscar o melhor local para abrir o mercadinho, outro detalhe a ser observado é o perfil dos moradores. Pesquise por mercados abertos próximos e veja se tem muitas opções. Um bairro composto por pessoas de terceira idade tem uma rotina de compra diferente de um bairro onde moram muitos estudantes.
2. Compre os equipamentos
Para começar um mercadinho, é preciso uma estrutura básica para ele funcionar: prateleiras (gôndolas), primeiro estoque de mercadorias, freezers, balanças para pesar frutas e legumes e caixa registradora.
Além desses equipamentos básicos, são necessários um software de gestão de caixa, cestinhas e carrinhos de compras. O restante depende do que o seu estabelecimento vai vender, como produtos de padaria, carnes e frios. No caso de frios, se seu estabelecimento vende, por exemplo, presunto Pif Paf, será necessário adquirir um cortador.
3. Negocie com fornecedores
Na hora de escolher os fornecedores do seu mercadinho, avalie a qualidade dos produtos, se oferecem melhores preços e, claro, se cumprem prazos e entregas.
Em estabelecimentos desse tipo não podem faltar, por exemplo, itens como arroz, feijão, farinhas, óleos, biscoitos e leites.
Ter um bom fornecedor é essencial para o sucesso do seu negócio. Fique de olho nesse ponto!
4. Contrate funcionários qualificados
A equipe de trabalho de um mercadinho deve incluir gerentes, operador de caixa, funcionários da limpeza, além de estoquista, empacotador, repositor, açougueiro e, se oferecer produtos de padaria, um padeiro.
E não é só contratar, é preciso também analisar como reter esses profissionais, com ações como a oferta de salários competitivos, benefícios, treinamento para qualificação, oportunidades de desenvolvimento e planos de carreira.
Depois, é hora de investir em uniformes para padronizar a roupa dos funcionários.
5. Legalize seu negócio
Você terá que providenciar: abertura de CNPJ, Alvará da Vigilância Sanitária, registro na Junta Comercial do Estado, na prefeitura e Receita Estadual, além de atender a regras específicas, como Indicação de Responsabilidade Técnica e área de venda menor que 300 metros quadrados.
Normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) devem ser seguidas ao abrir um mercadinho, por exemplo, a padronização dos sacos de papel para supermercados.
6. Crie sua imagem nas redes sociais
1. Identidade Visual Coerente: Mantenha uma identidade visual consistente em suas postagens. Escolha um esquema de cores e estilo que reflita sua personalidade ou o propósito do seu perfil. Isso cria uma estética coesa que atrai seguidores.
2. Conteúdo de Qualidade: Invista em conteúdo visualmente atraente. Fotos de alta qualidade e criatividade capturam a atenção. Seja autêntico e mostre os bastidores de sua vida, negócio ou paixões.
3. Bio Persuasiva: Sua biografia é sua primeira impressão. Seja conciso, mas impactante. Inclua informações importantes sobre você ou seu negócio. Adote uma linguagem que conecte com seu público-alvo.
4. Engajamento com Seguidores: Responda aos comentários e mensagens. Interaja genuinamente com seus seguidores. Isso constrói uma comunidade leal e demonstra autenticidade. Você pode comprar seguidores no instagram para dar um up na sua rede.
5. Estratégia de Hashtags: Utilize hashtags relevantes para aumentar a visibilidade. Pesquise e escolha aquelas que se alinham com seus interesses ou nicho. Isso ajuda a atrair seguidores interessados em seu conteúdo.
Lembre-se, sua imagem nas redes sociais é uma extensão de quem você é. Seja autêntico, envolvente e consistentemente interessante para criar uma presença impactante no Instagram.
Espero que tenha gostado de todas as dicas. O que falta para você começar seu pequeno mercadinho? Aproveite e compartilhe esse conteúdo nas redes sociais.